O ITABIRAPREV – Instituto de Previdência de Itabira, autarquia municipal, instituição com personalidade jurídica de direito público, criada com a edição da Lei Municipal nº 4.456 de 31.08.2011, integrante da administração indireta do Município de Itabira/MG, com autonomia administrativa e financeira, com a responsabilidade de executar a política de Previdência dos Servidores Públicos Municipais. Sua principal função é dar aos Servidores Públicos, melhor qualidade em seus benefícios previdenciários, em especial, aposentadorias e pensões.
Administrado pela Diretoria Executiva, composta por um Diretor-Presidente, um Diretor Administrativo-Financeiro e um Diretor de Benefícios, nomeados pela Administração Pública. Compõe ainda sua administração o Conselho Deliberativo formado por 08 (oito) Conselheiros e o Conselho Fiscal formado por 04(quatro) Conselheiros eleitos pelos Servidores e indicados pelo Prefeito, que tem a principal função fiscalizar todos os procedimentos administrativos do Instituto.
Os Regimes de Previdências foram criados para proteger e amparar o servidor e sua família. Durante anos, cada servidor e o seu empregador contribuem com uma parcela dos vencimentos para construir esta segurança, portanto, é fundamental uma previdência estável que devolva a esse servidor o investimento que ele fez para seu futuro.
O ITABIRAPREV dará estas garantias aos Servidores Públicos Municipais de Itabira, através de uma administração transparente e pelo acompanhamento dos Servidores, dos Conselheiros, da Câmara Municipal, do Ministério da Previdência e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.